Skip to content

PERCEPÇÃO SENSORIAL-JOYCE DAMY MOBLEY

30/03/2010

PERCEPÇÃO SENSORIAL – Alta Percepção Sensorial APS- EXERCÍCIOS

O modo como nos relacionamos com o mundo está intrinsecamente ligado a como o percebemos. Toda informação que nos chega passa por nossos sentidos e as codificamos em forma de pensamentos. A maioria de nós desenvolveu mais uns sentidos do que outros e não .seria incorreto afirmar que, por esse motivo, temos formas viciadas de pensamento, que nos limitam e prejudicam.

Desenvolvemos nossos pensamentos de forma Visual (mais ligada a estímulos visuais), Auditiva (mais ligada a estímulos auditivos) ou Cinestésica (mais ligada às sensações e aos movimentos). Esse desenvolvimento é um processo dinâmico, possibilitando diferentes combinações: Cinestésica-Visual, Auditiva-Visual, Cinestésica-Auditiva.

“Alta Percepção Sensorial” é a capacidade seletiva de captar informações do mundo externo utilizando diferentes tipos de percepção. É uma forma de ver onde percebemos a imagem em nossa mente, sem o uso da visão normal. Uma maneira de ouvir que vai além do usual; é um auscultar-se, auscultar ao outro e auscultar a vida. Uma qualidade do sentir além do comum: ético e imparcial.

“Primeiro Sentido” é a forma como usualmente registramos os diferentes fatos e/ou estímulos que nos chegam. Podemos imaginá-lo como uma marca que trazemos conosco e que, de certa forma, interfere nas nossas relações, escolhas, enfim, em nossas vidas. É comum haver maior predominância de um dos sentidos em detrimento dos outros. Equilibrá-los e desenvolvê-los harmoniosamente não apenas é possível, como também, é o ideal para alcançarmos o nível de Alta Percepção Sensorial.

Antes de pensarmos em desenvolver a APS, é necessário conhecermos nosso Primeiro Sentido. Imagine alguém altamente auditivo e com baixa percepção cinestésica buscando exercícios que desenvolvam ainda mais aquele tipo de percepção: Poderia ser um ouvinte do tipo que escuta tudo e não compreende nada.

Para desenvolvermos a APS é preciso “entrar num estado ampliado de consciência” e há várias formas de se conseguir isso: Para alguns pode ocorrer ouvindo uma música, para outros pode ocorrer dançando, caminhando ou meditando. A meditação está se tornando o método mais conhecido e pode ser praticada de muitas maneiras. É importante experimentar e descobrir a forma que mais se adéqüe a cada um.

EXERCÍCIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE APS

AUDITIVO: Procure uma posição em que você possa sentir-se bem confortável e então feche os olhos… Inspire e expire (sete vezes) lenta e profundamente… Coloque toda a sua atenção nos sons que você pode ouvir à sua volta… Primeiro os sons mais próximos… O som de sua própria respiração… Enquanto você vai silenciando internamente vai tornando-se sensível à percepção dos ruídos mais distantes… Coloque toda a sua atenção nos ruídos mais próximos… Agora passe para outro mais distante… Aguce bem o seu Sentido Auditivo… Faça a distinção de todos esses sons… Que sons são esses?… Tente então ouvir o silêncio… Que murmúrios ele lhe traz?… Que histórias lhe contam?… Ausculte o silêncio e perceba que coisas ele lhe diz… Novamente puxe uma respiração bem funda e quando seus olhos quiserem ver, abra-os..

VISUAL: Escolha um lugar (não muito grande) onde você possa caminhar sem ser interrompido e, usando seu Sentido Visual, tente perceber tudo o que há nele… Os lugares onde se encontram os diferentes objetos… Seja o mais detalhista possível… Estabeleça uns dois minutos para a experiência… Encontre uma posição confortável, feche os olhos e respire lenta e profundamente (sete vezes)… Visualize os diferentes objetos, seus detalhes, lugar onde se encontram…. Descreva-os detalhadamente para você mesmo… Abra os olhos e caminhe pela sala… Você visualizou corretamente os objetos e os lugares onde se encontravam?… Se for possível peça a alguém que troque alguns objetos de lugar e tente perceber quais objetos foram trocados..

CINESTÉSICO: Feche os olhos… Inspire e expire (sete vezes) lenta e profundamente… Sinta o ar entrando pelo seu nariz e se expandindo por todo seu corpo… Mantenha os olhos fechados e caminhe pelo escuro… Procure sentir o lugar onde você se encontra… Sinta onde estão e como são os diferentes objetos… Sua textura… Cheiro… Sabor… Anote mentalmente as sensações que os mesmos lhe transmitem… Quanto maior a quantidade e qualidade de objetos selecionados, maiores as possibilidades de desenvolvimento desse sentido..

Os exercícios propostos, mesmo aqueles que correspondam ao seu Primeiro Sentido, podem e até devem ser praticados por qualquer pessoa. Deve-se, contudo, dar maior atenção aos sentidos que mais precisamos desenvolver para atingirmos a Alta Percepção Sensorial. Os benefícios de tal experiência serão percebidos por aqueles que os praticarem.

A-hammm,

Joyce Mobley

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: